O que é?

Teatro Social

O Teatro Social compreende diferentes metodologias e técnicas e utiliza-se em intervenções que visem a promoção e o desenvolvimento comunitário, através dos processos de empoderamento individuais e coletivos. Neste sentido assume funções sociais, educativas e terapêuticas.
É uma forma de renovar a ligação entre a arte e o real, entre comunidade e teatro, entre o “eu” e o “grupo”.

Teatro Fórum

É uma técnica do Teatro do Oprimido (metodologia criada por Augusto Boal) e é usado como meio de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de participação activa e de promoção da consciência cívica. No Teatro Fórum o público é convidado a encontrar alternativas de acção para o problema apresentado. A trama é baseada em factos reais, onde personagens com desejos e interesses diferentes entram em conflito.

Teatro Debate 

É uma metodologia de dinamização teatral em que a discussão viva, “no aqui e no agora”, entre os atores e o público, intervala e quebra com a ficção da representação. O objetivo deste tipo de comunicação é enfatizar a reflexão sobre as temáticas do texto e as conexões com a atualidade, provocando o público a participar de forma ativa no espetáculo e a questionar-se sobre a temática apresentada. É uma técnica particularmente adequada para abordar diferentes temáticas que, por razões individuais, familiares ou sociais, são frequentemente condenados ao silêncio e, muitas vezes, transformados em tabus.