O que são as BuLar – Bolsas de Autor

 

Bu Lar – em crioulo significa “o teu Lar”

As Bolsas BuLar  são uma criação das utentes do Lar Jorbalán e são um produto único e original. As BuLar são produzidas a partir de folhas de revistas com papel e fotografia de boa qualidade.

O projeto BuLar baseia-se no conceito de upcycling, dando um novo valor a materiais, que à partida iriam para o lixo, transformando-os em novos produtos, sem a necessidade de recorrer a processos de modificação física ou química. Tendo sempre presente esta consciencialização para a responsabilidade ambiental, em reutilizar e reaproveitar os materiais.

Possuem um design atual que se adapta a qualquer estilo: desde o negligé, alternativo ou chic. São únicas, resistentes, duradouras e feitas totalmente a partir de material reciclado.

Este projecto visa desenvolver competências e gerar uma fonte de rendimento extra para as criadoras e para o Lar Jorbalán.

FUNDAMENTAÇÃO/FILOSOFIA

A maior parte das mulheres em acolhimento no Lar Jorbalán são “chefes de família” que procuram desenvolver capacidades importantes para a sua autonomia económica e pessoal. Acredita-se que, promovendo a aprendizagem dum ofício manual e artístico e a criação de objectos úteis, se aumentará o sentimento de bem-estar e empowerment das mulheres beneficiárias. Além disso, as utentes serão também formadoras, passando o conhecimento adquirido a novas utentes aumentado assim o sentimento de mestria. A possível recompensa económica pela venda dos objectos manufacturados servirá como estímulo para a aprendizagem.

 VALOR DIFERENCIADOR

  • As utentes e ex-utentes do Lar terão a oportunidade de se experimentarem/ treinarem como formadoras das novas utentes que entrarão ao longo do ano.
  • Serão criados objetos com estética moderna e actual.
  • Foi criada uma “assinatura do grupo” que constitui a marca dos produtos manufacturados.
  • Criação de parcerias com lojas da comunidade local para venda e divulgação das bolsas BuLar

SUSTENTABILIDADE

  • Utilizam-se materiais reciclados;
  • Recorre-se à responsabilidade social por parte das empresas a fim de obter donativos em géneros de material necessário e/ou trabalho voluntário;
  • Procuram-se parcerias priveligiadas com Revistas de Moda ou outras para doação de revistas;
  • Vendem-se os produtos em feiras solidárias, feiras de artesanato ou em eventos comemorativos das Irmãs Adoradoras;
  • O lucro da venda dos produtos reverte para:
    – 50% para as criadoras empenhadas no projecto
    -25% para o fundo de maneio do projecto – a fim de se poderem continuar a comprar materiais necessários;
    -25% para o Lar Jorbalán, a fim de ajudar a garantir a sustentabilidade económica do mesmo.

Cincopa WordPress plugin

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *